quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Faça-você-mesmx: Absorvente Menstrual Ecológico

Esses são da lojinha da Princesa Livre, compre aqui.

O absorvente menstrual ecológico é um absorvente de tecido, portanto lavável e reutilizável. É o antigo paninho da vovó, mas numa roupagem mais moderna e bonitinha.
Ele vem sendo 'resgatado' como uma alternativa aos absorventes descartáveis, esses que além da questão ambiental, contém diversos componentes químicos nocivos ao útero. Dentre eles a Dioxina, Cloro e o Gel que com o abafamento gera elevação da temperatura normal do períneo causando a proliferação de fungos e bactérias podem causar infecções. Fazem também o Sangue ficar com aquele odor desagradável, tornando o aparelho reprodutor feminino fraco e viciado a aquelas substancias químicas, chegando a aumentar o fluxo menstrual. Faça uma conta simples: quantos absorventes você usa por ciclo? Em média cada mulher usa por volta de 400 absorventes/ano.

Há vários sites que vendem os absorventes ecológicos, mas achei um pouco salgadinho os preços. Então, pesquisei e achei um vídeo que explica como fazer o seu em casa! Sai muuuuito mais em conta e com pouco dinheiros dá pra fazer vários! Logo eu posto as fotos dos meus, ainda vão ser confeccionados.

As vantagens:
- Por ser 100% de pano, é biodegradável, ou seja, não vai demorar 100 anos pra se decompor na natureza como os absorventes descartáveis e você não vai estar gerando mais lixo inútil pro planeta.
E além do mais o Sangue Menstrual tem poder, é uma benção divina e pode gerar um ser humano; ele é rico em nutrientes e você pode usá-lo para regar as plantas de casa.

- Não te deixa assada. Mulheres que fazem o uso dele a vários anos e que tinham muito problema com os absorventes descartáveis porque assavam MESMO, de fazer feridinhas, relatam que depois que passaram a usar os abios, houve uma melhora significativa.

- Não cheira mal. O contato do sangue com o absorvente descartável produz um cheiro extremamente desagradável (pelo menos eu acho) porque ele sofre vários processos de branqueamento sem contar naqueles cheiros artificiais horríveis, que não é o caso do absorvente de pano.

- Sai muito mais barato do que o absorvente normal. Se bem cuidados, podem durar até 5 anos ou mais.

- É fácil de fazer, como explica esse vídeo abaixo:


Aqui mais um passo-a-passo SUPER bem explicadinho (com fotos)!

2 comentários:

  1. Olá querida, obrigada por compartilhar o nosso Passo-a-Passo! Você poderia colocar os créditos na legenda da foto, por favor? http://www.princesalivre.com.br
    Obrigada!
    ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!