segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Xampu Caseiro à base de Juá



Depois de longooooos meses sem uma postagenzinha se quer, rs. Volto aqui com um faça-você-mesmx do jeitinho que a gente gosta! <3
Voltamos então a saga de encontrar alternativas naturais e caseiras para os produtos que usamos no nosso dia-a-dia, e que na maioria das vezes utilizamos sem nos dar conta da dependência que criamos  e o principal, do porque.
Hoje vamos passar uma receitinha maravilinda de um xampuzinho 100% natural, que não agride nossa pele, nossos cabelitchos, não polui nossas águas e nem nossa Pachamama!
Coletamos dicas preciosas de higiene pessoal com o uso do Juá. Pra quem não conhece, o Juá é uma árvore cuja casca é rica em saponinas, estas que possuem ação detergente natural, higienizante, adstringente e antiséptica! É utilizado na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, tais como xampus, cremes  e pastas de dente. Neste último uso ele combate as cáries, placa bacteriana, mau hálito, clareia e limpa naturalmente. Já na pele do rosto, promove limpeza e esfoliação. E nos cabelos, que é pra quem vai nossa receitinha de hoje, o Juá limpa, fortalece, combate a queda, caspa e seborreia, e controla a oleosidade. Você pode utilizar a raspa do Juá diretamente, diluindo em um pouco de água, ou ainda preparar misturas com  ervas e vegetais.
Aqui vamos ensinar a como preparar o "PasBas" (Pó Anti-Séptico Básico), que leva esse nome pois é a base para a formulação dos xampus, desodorantes, talco para os pés e pasta de dente. A ideia principal é fazer um composto rápido de confeccionar, simples de usar e fácil de transportar. Nessa formulação, é utilizado o pó de juá, cravo em pó e canela em pó.
Mas fica aberta a proposta de que cada um chegue numa fórmula de uso pessoal, usando elementos anti-sépticos e aromáticos.
 
Para o preparo do Pó Anti-séptico Básico (PasBas)
Ingredientes (proporções)
1/2 Juá; ¼ Cravo; ¼ Canela

Xampu

O principal motivo para se utilizar um xampu fitocosmético é substituir de imediato um químico muito forte e agressivo à saúde e ao couro cabeludo, o chamado Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS), elemento constituinte de todas as formulações de xampus convencionais. Até mesmo nos chamados alternativos comerciais, ditos naturais pelos fabricantes, encontramos o LESS. Por isso iniciar o uso dos fitocosméticos pelo xampu é importante. Comece a transformação pela sua cabeça! :)

Aí vai a receitinha:

Faça um chá com a erva de sua preferência na quantidade de uma lavada, ou seja, faça o tanto que for usar em um banho. Mais ou menos o equivalente a uma garrafinha de 200 ml de chá. Nessa garrafinha coloca-se uma (01) colher pequena (pitada) do Pó Anti-séptico Básico (PasBas) . Agite bastante e deixe esfriar. Está pronto para uso! Lave então os cabelos com todo o conteúdo preparado.

Para cabelos secos: utilize uma quantidade maior de cravo-da-índia, pois ele possui um óleo medicinal (eugenol) que ajuda no equilíbrio dos cabelos mais secos;

Para cabelos oleosos: use mais canela no lugar do cravo;

Para cabelos mistos: use cravo e canela em equilíbrio.

Para todos os tipos de cabelos, utilize sempre o Juá em maior quantidade, que é neutro e bastante anti-séptico, rico em saponinas, elementos que produzem espuma.

E ainda existe uma alternativa ao Juá, chamada Saboneteira ou Árvore-do-sabão, que possui na sua composição elementos que produzem espuma e causam limpeza com um forte efeito anti-séptico. Nesse caso usa-se a casca do fruto que envolve a semente, diretamente sobre o chá da erva escolhida. Uma casca serve em média para 3 lavagens.

As ervas recomendadas e testadas para xampus são: Alecrim; Arruda; Bardana; Camomila; Gengibre; Jaborandi e Sálvia.

Um produto a menos! E se você tiver sua própria receitinha caseira, compartilhe com a gente!

"Quanto menos eu preciso, melhor eu me sinto." Charles Bukowski

Texto adaptado
http://www.veggietal.com.br/jua-higiene-natural/
http://caroldaemon.blogspot.com.br/2011/06/pasbas-plantas-flores-e-especiarias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!